Seja bem-vindo

Esta base de dados é um repositório de informações sobre o acervo arquivístico de valor permanente do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM).

Com o objetivo de facilitar o acesso ao acervo da instituição, o AHMSM em parceria com o Programa de Pós Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, aprovaram dois projetos em 2012, que deram origem a esta base de dados, a qual constitui-se em um instrumento de pesquisa on-line do acervo.

Em primeiro momento são disponibilizados nesta ferramenta on-line, os representantes digitais e sua respectiva descrição, dos documentos pertencentes aos dois fundos documentais:
Fundo: Processos Crime da Comarca de Santa Maria (1910 – 1946)
Fundo: Acervo Fotográfico de Santa Maria (1890 –2000)

Se desejar, clique aqui e obtenha ajuda para realizar a sua pesquisa.

Outra vertente deste processo de acessibilidade do arquivo é a elaboração do website, um canal de entrada para esta base de dados e, através do qual o AHMSM pretende divulgar o conteúdo de seu acervo e serviços. O site localiza-se no endereço virtual web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico


Informações técnicas

O sistema utilizado para a elaboração deste instrumento de pesquisa on-line é o ICA-AtoM, o qual é distribuído sob a política de Software Livre e customizado no âmbito do projeto de digitalização do acervo.

O ICA-AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para web, encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e abrange normas internacionais de descrição arquivística. AtoM é um acrônimo para Access to Memory [Acesso à Memória].

Atualmente este aplicativo opera sob a versão 1.3.

Os conteúdos das descrições arquivísticas estão no idioma pt-BR.

Para começar sua pesquisa você pode digitar no campo de texto a palavra desejada e clicar em ‘buscar’.

Também é possível navegar pelas descrições existentes clicando em “descrições arquivísticas”.

“Registros de autoridade” são descrições das entidades coletivas, pessoas e famílias relevantes ao entendimento do conteúdo descritivo da documentação em geral.

É possível gerar catálogos para impressão (com miniaturas dos documentos) a partir da descrição arquivística em qualquer nível. Basta clicar no ícone “Relatórios” ao lado do título da descrição.

Veja a documentação para saber mais como utilizar o software.