Impressão: 2024-11-22
Visualização de descrição arquivística
Subgrupo RSAHMSM - Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Parte de Prefeitura Municipal
Área de identificação
Código de referência
BR RSAHMSM FPM-SC-RSAHMSM
Título
Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Data(s)
- 1958-1-1 - (Acumulação)
- 1890-1-1 - (Produção)
Nível de descrição
Subgrupo
Dimensão e suporte
7 caixas-Arquivo e 3.100 fotografias de tamanhos diversos.
Área de contextualização
Nome do produtor
(Entidade coletiva) - Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
(De 22 de dezembro de 1958 aos dias atuais.)
História administrativa
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi criado pelo Prefeito Vidal Castilho Dania, através da lei número 784 de 22 de dezembro de 1958, funcionando junto a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide e destinado a conservar todos os objetos e documentos relativos à história do município de Santa Maria. Sua sede foi o prédio do Theatro Treze de Maio até o ano de 1992. Neste ano, o Prefeito Municipal Evandro Behr assinou a lei número 3568 de 16 de dezembro de 1992, onde o Arquivo Histórico passou a fazer parte da estrutura organizacional da Secretaria de Município da Cultura. A partir dessa data, o órgão começou a funcionar de forma desvinculada da Biblioteca e foram transferidos os documentos, jornais, revistas, folhetos, fotografias e fitas para integrar o acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Com base nesta lei, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passou a assumir as seguintes competências, definidas em seu artigo 2º: a proteção do patrimônio documental histórico; o levantamento e coleta dos documentos históricos arquivísticos; a guarda e conservação permanente dos documentos sendo vedada a sua distribuição parcial ou total; a organização dos documentos de acordo com as diretrizes oficiais que disciplinam a matéria; a disciplinação do acesso aos documentos; a descrição e divulgação de seu acervo, através de instrumentos próprios. O período de 1995 a 1997 foi de parcerias para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, momento em que ações foram realizadas com o apoio fundamental de instituições de ensino superior do município (UNIFRA e UFSM). A partir do 2º semestre de 1997 fixa residência na Casa de Cultura de Santa Maria, permanecendo neste local até maio de 2008, momento em que passa a ocupar a antiga sede da Secretária de Município da Cultura no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. Foi também durante o ano de 2008 que a unidade de informação passou a contar com profissionais Arquivistas do quadro de carreira da Prefeitura Municipal e muitas outras benfeitorias foram realizadas, como a fundação da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, no dia 10 de agosto de 2010.
Entidade detentora
História do arquivo
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Sistema de organização
Área de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Área de pontos de acesso e indexação de documentos
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome (registros de autoridade: pessoa(s), entidade(s) coletiva(s) ou família(s))
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil