Visualização de descrição arquivística

Subgrupo RSAHMSM - Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Relatórios

Parte de Prefeitura Municipal

Área de identificação

Código de referência

BR RSAHMSM FPM-SC-RSAHMSM

Título

Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Data(s)

  • 1958-1-1 - (Acumulação)
  • 1890-1-1 - (Produção)

Nível de descrição

Subgrupo

Dimensão e suporte

7 caixas-Arquivo e 3.100 fotografias de tamanhos diversos.

Área de contextualização

Nome do produtor

(Entidade coletiva) - Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (De 22 de dezembro de 1958 aos dias atuais.)

História administrativa

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi criado pelo Prefeito Vidal Castilho Dania, através da lei número 784 de 22 de dezembro de 1958, funcionando junto a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide e destinado a conservar todos os objetos e documentos relativos à história do município de Santa Maria. Sua sede foi o prédio do Theatro Treze de Maio até o ano de 1992. Neste ano, o Prefeito Municipal Evandro Behr assinou a lei número 3568 de 16 de dezembro de 1992, onde o Arquivo Histórico passou a fazer parte da estrutura organizacional da Secretaria de Município da Cultura. A partir dessa data, o órgão começou a funcionar de forma desvinculada da Biblioteca e foram transferidos os documentos, jornais, revistas, folhetos, fotografias e fitas para integrar o acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Com base nesta lei, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passou a assumir as seguintes competências, definidas em seu artigo 2º: a proteção do patrimônio documental histórico; o levantamento e coleta dos documentos históricos arquivísticos; a guarda e conservação permanente dos documentos sendo vedada a sua distribuição parcial ou total; a organização dos documentos de acordo com as diretrizes oficiais que disciplinam a matéria; a disciplinação do acesso aos documentos; a descrição e divulgação de seu acervo, através de instrumentos próprios. O período de 1995 a 1997 foi de parcerias para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, momento em que ações foram realizadas com o apoio fundamental de instituições de ensino superior do município (UNIFRA e UFSM). A partir do 2º semestre de 1997 fixa residência na Casa de Cultura de Santa Maria, permanecendo neste local até maio de 2008, momento em que passa a ocupar a antiga sede da Secretária de Município da Cultura no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. Foi também durante o ano de 2008 que a unidade de informação passou a contar com profissionais Arquivistas do quadro de carreira da Prefeitura Municipal e muitas outras benfeitorias foram realizadas, como a fundação da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, no dia 10 de agosto de 2010.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Área de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Área de notas

Área de pontos de acesso e indexação de documentos

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome (registros de autoridade: pessoa(s), entidade(s) coletiva(s) ou família(s))

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Script(s)

Fontes

Accession area

Acções