1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Acervo

 

O acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria é constituído dos seguintes documentos:


 ↓ Acervo Documental do Poder Público Municipal:

 

PODER LEGISLATIVO: Fundo Câmara Municipal - reúne a documentação do período de 1868 a 1889, momento em que o regime político é a monarquia. O fundo é constituído por uma (01) caixa-arquivo.

PODER EXECUTIVO: Fundo Junta Intendencial - constituído por documentos do período de 1889 a 1892, que oferecem ao usuário do AHMSM, um panorama do momento cujo regime político-administrativo é o republicano. O volume documental do fundo está acondicionado em duas (02) caixas-arquivo.

PODER EXECUTIVO: Fundo Intendência Municipal - é composto por documentos referentes à administração municipal de Santa Maria/RS, também no período republicano, de 1892 a 1929. O município teve 14 (quatorze) intendentes, sendo o primeiro, o Coronel Francisco de Abreu Vale Machado. Os documentos estão dispostos em noventa e sete (97) caixas-arquivo.

PODER EXECUTIVO: Fundo Prefeitura Municipal - é constituído por documentos da municipalidade referentes ao período de 1930 a 1975. O primeiro Prefeito Municipal de Santa Maria foi Manoel Ribas. Apesar de constituir-se em um fundo aberto, o período da documentação sob a guarda do Arquivo Histórico encerra-se no ano de 1975, com os documentos resultantes da gestão do Prefeito Arthur Marques Pfeiffer.

PODER JUDICIÁRIO: Processos crime da Comarca de Santa Maria do período de 1910 a 1946, totalizando setenta (70) caixas-arquivo.


 ↓ Acervo Fotográfico:

 

O acervo é composto por fotografias que ilustram a evolução histórica e urbana de Santa Maria e região. A origem do acervo é de fotografias da Prefeitura Municipal de Santa Maria e doações. A doação mais significativa em relação ao volume de fotografias é a do extinto Jornal A Razão. 


  ↓ Acervo Bibliográfico:  

 

O Arquivo Histórico dispõe de obras de referência sobre o município de Santa Maria, história do Rio Grande do Sul, bem como publicações específicas da área de arquivo. Tal acervo subsidia tanto as pesquisas dos usuários como as atividades institucionais de organização do acervo.  


  ↓ Hemeroteca:  

 

Composta por jornais e revistas do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, nacionais e internacionais, que datam da metade do século XIX até os dias atuais. Os periódicos à disposição dos usuários são:

  • Jornais do município de Santa Maria
  • Jornais do estado do Rio Grande do Sul
  • Jornais do Brasil
  • Jornais do Mundo
  • Revistas

(Clique aqui para visualizar a relação dos periódicos 


  ↓ Mapoteca: 

 

A mapoteca do Arquivo Histórico é formada por mapas do município e região, a partir da década de 50.   


  ↓ Coleção de Moedas: 

 

A coleção é formada por moedas nacionais do período de 1889 a 1986.  


  ↓ Coleção do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria (IHGSM): 

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria foi fundado no dia 30 de maio de 1960, com a finalidade de promover estudos e investigações acerca dos seguintes temas: História, Geografia, Arqueologia, Paleontologia, Etnografia, Linguistica, Usos, Costumes, Folclore, Genealogia, Heráldica, Numismática, Filatelia e Biografia de grandes vultos da História, em geral, e em particular do Rio Grande do Sul e de Santa Maria. O primeiro presidente foi Luiz Prates Carrión.

O IHGSM encerrou as atividades no ano de 1999 e seu acervo foi doado para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Tal acervo é composto pela documentação administrativa e financeira do Instituto, sua produção intelectual (revistas), livros e periódicos com temáticas de seu interesse. 


  ↓ Fundo Documental da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul:  

 

Composto por aproximadamente sete mil pastas funcionais de funcionários da Cooperativa, bem como pela documentação financeira e contábil. 

 

Pesquisar no site

Contador de acessos

Total de visitas desde 08/2012
82156