Histórico
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi criado pelo Prefeito Vidal Castilho Dania, através da lei número 784 de 22 de dezembro de 1958, funcionando junto a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide e destinado a conservar todos os objetos e documentos relativos à história do município de Santa Maria. Sua sede foi o prédio do Theatro Treze de Maio até o ano de 1992.
Neste ano, o Prefeito Municipal Evandro Behr assinou a lei número 3568 de 16 de dezembro de 1992, onde o Arquivo Histórico passou a fazer parte da estrutura organizacional da Secretaria de Município da Cultura. A partir dessa data, o órgão começou a funcionar de forma desvinculada da Biblioteca e foram transferidos os documentos, jornais, revistas, folhetos, fotografias e fitas para integrar o acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.
Com base nesta lei, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passou a assumir as seguintes competências, definidas em seu artigo 2º: a proteção do patrimônio documental histórico; o levantamento e coleta dos documentos históricos arquivísticos; a guarda e conservação permanente dos documentos sendo vedada a sua distribuição parcial ou total; a organização dos documentos de acordo com as diretrizes oficiais que disciplinam a matéria; a disciplinação do acesso aos documentos; a descrição e divulgação de seu acervo, através de instrumentos próprios.
O período de 1995 a 1997 foi de parcerias para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, momento em que ações foram realizadas com o apoio fundamental de instituições de ensino superior do município (UNIFRA e UFSM).
A partir do 2º semestre de 1997 fixa residência na Casa de Cultura de Santa Maria, permanecendo neste local até maio de 2008, momento em que passa a ocupar a antiga sede da Secretária de Município da Cultura no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. Foi também durante o ano de 2008 que a unidade de informação passou a contar com profissionais Arquivistas do quadro de carreira da Prefeitura Municipal e muitas outras benfeitorias foram realizadas, como a fundação da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, no dia 10 de agosto de 2010.
Outro marco fundamental da trajetória do AHMSM foi a criação do Sistema Municipal de Arquivos de Santa Maria (SIARQ-SM). O Decreto Executivo n. 120 de 18 de outubro de 2011, devidamente assinado pelo Prefeito Cezar Augusto Schirmer, institui o SIARQ-SM, responsável pela organização sistêmica das atividades de administração e proteção do patrimônio arquivístico de Santa Maria, na esfera da documentação pública.
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, com mais de cinquenta anos de existência, constitui-se num importante local de memória do município, construída a partir dos documentos, jornais, fotografias, mapas e revistas que compõem o seu acervo para a pesquisa dos mais diferentes usuários.
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