Mês da Cultura 2015

PROGRAMAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA

17/08 a 04/09/2015 – Exposição “Os Abas Largas: 50 anos de uma película”.

- Breve descrição:A Exposição é composta por 10 banners e 1 painel de um Aba Larga em tamanho natural com o rosto vazado para que os visitantes possam colocar o rosto e tirar fotos. Os banners contam a história do longa-metragem, quem eram os Abas Largas que inspiraram o filme, trazem imagens das filmagens, curiosidades, bastidores e paisagens do filme, da estreia em 1963, a repercussão nacional e, finalmente, um pouco da história da recuperação do filme pela Equipe Pró- Restauro.

- Horário: de segunda a sexta, das 08:00 às 16:00.

- Entrada franca.

- Organização: Centro Histórico Coronel Pilar.

DIA 18/08/2015 – Mesa Redonda Políticas Públicas de Arquivos para Santa Maria/RS

- Local: auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria – Rua Venâncio Aires, 2277.

- Horário: 15:00 às 19:00.

- Inscrições: Entrada franca.

- Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa / Secretaria da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

DIA 29/08/2015 – SÁBADO

- 09:00 às 12:00 – Oficinas de Papel Reciclado. Inscrições antecipadas via O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Taxa de inscrição: R$ 30,00.

- 09:00 às 10:15 – Oficina “A produção do papel reciclado: a técnica e experimentação”. Ministrantes: Arquivistas Sonia Elisabete Constante, Fernanda Kieling Pedrazzi e Fabia Dalla Nora.

- 10:30 às 12:00 – Oficina “A marmorização aplicada ao papel reciclado: a técnica e seu aproveitamento”. Ministrantes: Arquivistas Sonia Elisabete Constante, Fernanda Kieling Pedrazzi e Fabia Dalla Nora.

- 14:00 às 16:30 – Diálogos Culturais sobre Educação Patrimonial. Equipe de Ação Educativa e Cultural do Arquivo Público do Estado do RS (APERS). Demonstração do Jogo didático “África no Arquivo”. Inscrições antecipadas via O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Taxa de inscrição: R$ 30,00.

- 16:30 – Confraternização em homenagem ao 5º Aniversário da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

- Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST). Apoio: Curso de Arquivologia e Departamento de Documentação/UFSM; Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS).