Mês da Cultura de Santa Maria 2017

PROGRAMAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA

Exposição de Maquetes de Prédios Históricos de Santa Maria

- Descrição geral: Exposição de maquetes iluminadas que retratam fielmente alguns dos prédios históricos de Santa Maria, como a Vila Belga, as ruínas da Soteia, o Clube Caixeral, a Câmara de Vereadores, o Theatro Treze de Maio, a Estação Ferroviária, a Catedral Metropolitana, entre outros exemplares do patrimônio da cidade.

- Autoria: José Adair Fumagalli. – técnico em desenho arquitetônico.

- Período: 10 a 31/08/2017. Abertura no dia 10/08/2017, às 14 horas, com uma “Conversa com o Artista”.

- Horário: de segunda a sexta, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min.

- Entrada franca. Informações e agendamentos de visitas – (055) 3222-8300.

- Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Palestra “João Maria de Agostini e o Morro de Santo Antão: marcos de uma geografia religiosa em Santa Maria, RS”

- Palestrantes: Fernando Antônio Valença Floresta (Geógrafo, Mestre em Engenharia – Gestão da Qualidade Ambiental e Analista Ambiental da FEPAM-RS) e Amanda Jaenisch Floresta (Acadêmica de Engenharia Florestal da UFSM).

- Data: 15/08/2017 – terça-feira.

- Local: Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria – Rua Appel, 900.

- Horário: 14h às 15h30min.

- Programa: Contextualização histórica. O Morro ... “de Santo Antão”. Um monge e uma causa.

Entre a fé e a crendice. Seguindo outras trilhas. O que ficou.

- Inscrições: gratuitas. Enviar nome completo, profissão e telefone para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Encontro “Histórias de Vidas: Fragmentos de Memória Genealógica” – 3ª Edição

- Breve descrição: encontro de pessoas interessadas em contação de histórias e pesquisa genealógica.

- Programação:

14h30min às 15h45min: Contação de histórias – José Antonio Brenner, Luiz Gonzaga Binato de Almeida e Therezinha de Jesus Pires Santos.

15h45min às 16h: Confraternização.

16h às 17h: Como montar sua árvore genealógica. Como fazer genealogia "dormindo". Genealogista João Alberto Licht Teixeira.

- Data: 19/08/2017 - sábado.

- Horário: 14h30min às 17h.

- Inscrição: R$ 10,00. Enviar nome completo, profissão e telefone para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

- Apoio: Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Uma Noite no Arquivo - 7º Aniversário da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

- Programação: Exposição de Maquetes de Prédios Históricos de Santa Maria. Mesa redonda sobre patrimônio cultural - Professoras Roselaine Casanova Corrêa (UNIFRA), Ana Paula Nogueira (ULBRA) e Fernanda Kieling Perdrazzi (UFSM). Confraternização com a participação especial de Miguel Brasil.

- Data: 25/08/2017 – sexta-feira.

- Horário: 19h.

81965