VIII Encontro de Pesquisadores do AHMSM

Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Apoio: Jornal Diário de Santa Maria e Curso de Arquivologia/UFSM.

LISTAGEM DAS COMUNICAÇÕES APROVADAS

30/11/2017 – Quinta-Feira

14h às 17h40min – Apresentações de Trabalhos – Local: Arquivo Histórico Municipal – Rua Appel, número 900 (entrada pelo andar superior – em frente ao Muro da Memória).

1) 14h às 14h20minFAMILYSEARCH: fonte imagética inesgotável à prática da Paleografia. João Alberto Licht Teixeira. Arquivista, Geneólogo e Paleógrafo.

2) 14h20min às 14h40minGestão de Documentos na Prefeitura Municipal de Santa Maria. Neida Maria Camponogara de Freitas e Diego da Silva Oliveira. Arquivistas da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

3) 14h40min às 15hA relação da Hotelaria e a Viação Férrea em Santa Maria, RS. Nastaja Cassandra Zamberlan dos Santos (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural/UFSM) e Marcelo Ribeiro (Professor Doutor da UFSM).

4) 15h às 15h20min – Professor José Mariano da Rocha Filho: o fundador da USM. Sônia Elisabete Constante (Professora Adjunta do Departamento de Documentação CCSH/UFSM) e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello (Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação CCSH/UFSM).

5) 15h20min às 15h40minPatrimônio Histórico de São Gabriel: os casarões e seus interiores. Melina Pereira (Arquivista da Prefeitura de São Gabriel), Daiane Souza (Acadêmica do Curso de Arquivologia/UFSM), Maria Eduarda Flores (Arquivista) e Glaucia Vieira Ramos Konrad (Professora Doutora do Departamento de Documentação CCSH/UFSM).

15h40min às 16h – Intervalo

6) 16h às 16h20minLenin em Santa Maria: a revolução russa nas páginas da imprensa santa-mariense. Antonio Augusto Durgante Berni. Professor da rede de ensino estadual e municipal. Doutorando em História/UFSM.

7) 16h20min às 16h40minMorro de São Miguel, São Martinho da Serra (RS): em busca de uma pista histórico-geográfica do intrigante caminho do Peabiru. Fernando Antônio Valença Floresta (Geógrafo/FEPAM) e Amanda Jaenisch Floresta (Acadêmica de Engenharia Florestal/UFSM).

8) 16h40min às 17hCenas de Família: Santa Maria revelada a partir dos registros fílmicos de Salvador e Guido Isaia. Marilice Daronco. Jornalista e Doutoranda em Comunicação/UFSM.

9) 17h às 17h20minTrabalho infantil no processo de urbanização de Santa Maria. Felipe Farret Brunhauser. Acadêmico do Curso de História/UFSM.

10) 17h20min às 17h40min – A importância do cinema em propagandas veiculadas no Jornal Correio do Povo (1930-1940). Carla Thaís Rodrigues Rosa. Graduanda do Curso de História do Centro Universitário Franciscano.

01/12/2017 – Sexta-Feira

1) 14h às 14h20min – Informação cemiterial e sua relação com a Arquivologia. Fernanda Kieling Pedrazzi (Professora Doutora do Departamento de Documentação CCSH/UFSM), Anelize da S. Marcon, João V. M. Arndt, Gabriel C. Machado (Acadêmicos do Curso de Arquivologia CCSH/UFSM).

2) 14h20min às 14h40min – Práticas de Educação Patrimonial em locais não formais de ensino. Vivian Alkaim Salomão José (Acadêmica do Curso de História/UFSM) e Marta Rosa Borin (Doutora em História, Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação/UFSM).

3) 14h40min às 15hCrime e Honra em Santa Maria (1910-1942). Bárbara Gonçalves Textor. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFSM.

4) 15h às 15h20min – Arquivologia e Acessibilidade: uma discussão necessária. Enzo Rosito Machado. Acadêmico do Curso de Arquivologia/UFSM.

5) 15h20min às 15h40min – As instituições arquivísticas de Santa Maria: uma proposta de difusão. Silviane Silveira Sauter (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural/UFSM) e Glaucia Vieira Ramos Konrad (Professora Doutora do Departamento de Documentação CCSH/UFSM).

15h40min às 16h – Intervalo

6) 16h às 16h20min – Arquivo, lugar de contação de histórias: a memória e a genealogia em foco no AHMSM. Fernanda Kieling Pedrazzi (Professora Doutora do Departamento de Documentação CCSH/UFSM), Daniéle Xavier Calil (Arquivista e Diretora do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria) e João Alberto Licht Teixeira (Arquivista, Geneólogo e Paleógrafo).

7) 16h20min às 16h40minA Mancha Ferroviária e a Vila Waldemar Rodrigues, CAPFESP/1960 (Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos), Santa Maria – RS. Adriano da Silva Falcão, Francisco Queruz, André de Siqueira Denardin (Arquitetos e Professores do Centro Universitário Franciscano), Ana Paula Venturini, Thais Rockenbach, Larissa Minetto, Sara Pereira e Marina Helena da Silva (Acadêmicas do Centro Universitário Franciscano) e Cristian Fagundes.

8) 16h40min às 17h – Espiritismo e assistência em Santa Maria, RS. André Portela do Amaral. Graduando em História/UFSM.

9) 17h às 17h20minColégio Manoel Ribas: Patrimônio Cultural Ferroviário de Santa Maria. Maria Helena N. Romero. Professora Estadual e Mestre em Patrimônio Cultural/UFSM.

10) 17h20min às 17h40minJaime Flores: o Rei de Santa Maria. Vanderson Visca Duarte. Graduando em História/UFSM.