Ver descripción archivística
Unidad documental simple 740 - Primeira Igreja construída em Santa Maria
Parte de Prefeitura Municipal
Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- Entre 1800 e 1900. (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Data de construção (1808) – Capelinha na embocadura da atual Av. Rio Branco. Com 80 anos de existência, a capelinha ameaçava ruir, por isso foi demolida em 25/12/1888. O material foi arrematado por João Daudt Filho e alguns amigos, por 205 mil réis e foi utilizado na construção do Theatro Treze de Maio, iniciada em 1889.
"Pego de surpresa com a rapidez com que se leiloou o templo, mas principalmente com o destino do material e o preço final do arremate, o padre Aquiles Catalano enviou um telégrafo para o vigário capitular em Porto Alegre no dia 24 de dezembro de 1888: “Amanhã vão demolir igreja velha. Materiais arrematados para edificar teatro! É lícito? Existem dentro restos [mortais] vigário [Antônio Gomes Coelho do] Vale; devo antes exumá-los? Convém reservar pedra fundamental?”
Antes de vermos a resposta do vigário capitular é preciso dizer que o bispo Dom Sebastião Dias Laranjeira falecera em agosto de 1888, não acompanhando o desenrolar do episódio da matriz em Santa Maria. Mesmo antes da morte do bispo, o vigário capitular, monsenhor Vicente Ferreira da Costa Pinheiro, já vinha administrando os assuntos do bispado. Por esse motivo tudo o que dizia respeito à religião católica na Província ficou a cargo do monsenhor Vicente Ferreira da Costa Pinheiro, situação que prevalecerá até a posse do novo bispo, em setembro de 1890.
Após receber o telégrafo do vigário Aquiles Catalano, monsenhor Pinheiro rapidamente enviou um ofício ao presidente da Província, ainda no dia 24 de dezembro de 1888:
O vigário de Santa Maria da Boca do Monte acaba de telegrafar-me, comunicando que amanhã [25 de dezembro] vai ser demolida a Igreja Matriz daquela cidade, porque se acha arruinada, sendo os seus materiais arrematados para edificaçãode um teatro.(...) parecendo-me que até de propósito se escolheu o aludido dia, em que a Igreja Católica celebra o nascimento do Redentor do mundo para se consumar esta espécie de violência e profanação. (grifos nossos)
Pelas primeiras declarações de monsenhor Pinheiro, o agravante não era tanto a demolição em si, mas a data escolhida para tal feito. O representante do bispado interpretou essa atitude das autoridades do local como uma agressão à Igreja Católica, uma “violência e profanação”, ainda mais... [...]"
(KARSBURG, 2007, p. 51 - 52).
_________________________________________________________
Fonte: KARSBURG, Alexandre de Oliveira. Sobre as ruínas da velha Matriz: religião e política em tempos de ferrovia (Santa Maria 1884-1897). Dissertação (Mestrado Profissional em História das sociedades ibéricas e americanas) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2007. Disponível em:<http://tardis.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3783/1/000388367-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2013.
Valorización, destrucción y programación
Accruals
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Nota de publicación
Nota de publicación
Área de notas
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- (Pessoa) - Fotógrafo desconhecido (Productor)